Crazy777 - Cachoro-vinagre viaja de graça em avião solidário

0

Espécie em risco de extinção, cachorro-vinagre foi transferido de avião solidário da LATAM. Animal ficará no zoológico de São Paulo

Cachorro-vinagre apelidado de Rondon foi resgatado em Rondonópolis e enviado para os cuidados veterinários no Zoológico de Brasília (DF) . (Imagem: Zoológico de Brasília)
Cachorro-vinagre apelidado de Rondon foi resgatado em Rondonópolis e enviado para os cuidados veterinários no Zoológico de Brasília (DF) . (Imagem: Zoológico de Brasília)

Um macho de cachorro-vinagre (Speothos venaticus) recebeu um novo lar na última terça-feira (12) após ser transportado gratuitamente de Brasília para São Paulo/Guarulhos pelo Avião Solidário da LATAM. Há mais de 10 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. O transporte tem a finalidade de encaminhar o macho apelidado de Rondon para pareamento com uma fêmea mantida pelo Zoológico de São Paulo (SP).
 

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Rondon foi resgatado em junho de 2022 em Rondonópolis (MT) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Mato Grosso (SEMA/MT) e enviado em parceria com a AZAB aos cuidados veterinários do Zoológico de Brasília (DF). O manejo reprodutivo para conservação da espécie é uma das ações previstas pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação de Canídeos Ameaçados, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

RecebanotíciasnoWhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo direto que partiu de Brasília às 16h05 (hora local) e pousou em São Paulo/Guarulhos às 17h45 (hora local). O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM, que tem uma parceria com a AZAB, e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para uma 1h40 um percurso que levaria mais de 13 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o animal deve passar por um processo de quarentena e adaptação, antes de ser introduzido à sua companheira.
 

AVIÃO SOLIDÁRIO
 

Com o transporte do cachorro-vinagre, chega a 59 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para conservar espécies ameaçadas ou em risco de extinção e contribuir com a biodiversidade.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, e SOS Mata Atlântica. (Fonte: Latam)