Crazy777 - Toyota Etios deixa de ser produzido no Brasil

0

Modelo fabricado em Sorocaba (SP) era exportado para Argentina e outros mercados. Com design ‘duvidoso’, Toyota Etios sai de linha sem deixar nova geração

O Toyota Etios já virou lembrança no mercado brasileiro, pois saiu de linha em 2021. Contudo, o modelo segue em produção em Sorocaba (SP) exclusivamente para exportação, atendendo países como Argentina, Peru e Paraguai. Porém, a marca vai encerrar de vez a produção brasileira!

A informação de parar a produção do Etios no Brasil é da própria Toyota, em comunicado enviado à imprensa argentina. O hatch será fabricado somente até 31 de agosto para o mercado argentino e deverá encerrar de vez ate o fim do ano. Essa mudança de estratégia também tem reflexos nos mercados vizinhos, como Uruguai e Colômbia, onde o Etios já não está mais disponível para venda.

RecebanotíciasnoWhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A decisão está relacionada ao plano de abrir espaço em sua fábrica de Sorocaba para produzir o Yaris Cross, um SUV compacto com opção de motorização híbrida, previsto para ser lançado em 2024. Lá na Argentina, a revelou que vai lançar uma versão de entrada do Yaris, o Yaris XS automático para suprir a lacuna com o fim do Etios.

Etios: quando a engenharia não conversa com o design

A decisão põe fim a um dos carros mais feios e simplórios já feitos pela marca, voltado para mercados emergentes. O Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012: o hatch e o sedan da foram bem aceitos em termos de preço competitivo, mas o design controverso e interior muito simples não conquistaram totalmente os consumidores. Mesmo com melhorias realizadas em 2016, as vendas nunca alcançaram o esperado.

Interior simplório contrastava com o perfil do consumidor Toyota o Brasil

A entrada do Yaris no mercado em 2018 acelerou o processo de descontinuação do Etios, que não teve uma nova geração desenvolvida, sendo gradativamente retirado das linhas de produção ao redor do mundo.

A despedida do Toyota Etios representa um capítulo de encerramento para o modelo que teve uma trajetória de altos e baixos no mercado automobilístico brasileiro e sul-americano, abrindo caminho para as futuras inovações e lançamentos da Toyota no Brasil e na região.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil


Comunicado oficial da Toyota Argentina:


Buenos Aires, 3 de agosto de 2023. O Etios deixará de ser produzido no Brasil para o mercado argentino a partir de 31 de agosto. A decisão foi tomada no contexto do crescimento da Toyota na região e da renovação produtiva da planta de Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris e Corolla Cross.

O fim da produção do Etios marca o encerramento de um ciclo de sucesso contínuo de 10 anos na Argentina. No entanto, sua história está longe de terminar. Desde seu lançamento em 2013, mais de 200.000 unidades foram patenteadas no país, o que significa que a missão do Etios, com sua oferta de qualidade, durabilidade e confiabilidade, continuará por muitos anos. A Toyota garante o fornecimento de peças de reposição e o atendimento pós-venda em suas concessionárias oficiais em todo o país. Além disso, a médio prazo, o Etios continuará sendo parte da linha KINTO, tanto para indivíduos quanto para empresas.

Com relação aos planos de economia, além de cumprir com a normativa vigente para a substituição do modelo, o Toyota Plan acompanhará cada um dos assinantes do Etios para oferecer uma solução personalizada que se ajuste às suas necessidades.

O Etios foi o primeiro veículo compacto da marca produzido no Mercosul. Sua chegada foi de vital importância para ampliar a oferta da Toyota na região.

A incorporação do Yaris em 2018 aprofundou a estratégia da Toyota em sua busca por ampliar opções para cada vez mais clientes. Atualmente, o Yaris é um dos modelos mais vendidos do segmento B na Argentina e na região. Com suas 8 versões, atrai diferentes perfis de consumidores, que valorizam seu espírito jovem, dinamismo, conforto e equipamentos de segurança.

A oferta de valor do Yaris será ampliada a partir de setembro com a inclusão de uma nova variante da versão XS, a de entrada, com câmbio automático.